sexta-feira, 18 de abril de 2008

Esporte para você e seu cão começarem a praticar...

Trata-se de uma atividade, chamada Agility, cheia de obstáculos os quais o cão tentará passar o mais rápido possível e sem cometer faltas, ou seja, sem derrubar as barreiras ou deslizar. Ao condutor (geralmente dono do cão) cabe o papel de guiar o animal sem encostá-lo ou guia-lo com algum objeto em mãos.O cão também não poderá utilizar coleras.

Quando e como surgiu?

O Agility nasceu em 1978 na Inglaterra, como uma forma de entreter o público que visitava e assistia o CRUFTS DOG SHOW . O objetivo era distrair os visitantes nos momentos entediantes.


Regras:

· Até o momento da prova, o cão e seu condutor desconhecem o percurso dela, ele é determinado somente minutos antes pelo juiz, cabendo ao condutor um rápido estudo do percurso antes da prova começar.


· Esta atividade pode ser exercida por qualquer tipo de cão, não importa a raça, o tamanho e se ele tem ou não pedigree. Basta estar apto!

Obs.: se as regras não forem seguidas a dupla poderá ser desclassificada.


Objetivo:

O principal objetivo do Agility é aprimorar as habilidades de um cão, não importando muito a sua velocidade, mas sim a forma como ele supera os obstáculos sem cometer falhas.



Vantagem:

A principal vantagem do Agility não é diferente da vantagem de muitos outros esportes. Ele deixa o condutor em forma juntamente com o seu cão, além de ser uma oportunidade para se fazer novos amigos e aliviar as tensões.



Thatiane Felix