quinta-feira, 24 de abril de 2008

Cuidando de seu papagaio




Quem disse que papagaio não gosta de tomar está enganado. O banho pode ser numa vasilha rasa (para que ele não se afogue) ou pode usar um borrifador de água sobre a ave. Papagaios que não estão acostumados ao banho podem não gostar da sensação nas primeiras vezes. Dê banhos em dias quentes e deixe o bichinho secar por conta própria. Não a encharque, pois poderá apresentar hipotermia (temperatura corpórea baixa).
A própria chuva poderá ser uma boa oportunidade para um bom banho. As aves precisam de banhos de sol diariamente no período da manhã (até às 10h) ou à tarde (após as 16h), conforme a região do país. O importante é que seu papagaio não fique exposto ao sol quente e que haja a possibilidade dele ir para a sombra quando quiser.
Como os papagaios são aves inteligentes, precisam da atenção do dono, e de novidades que as mantenham ativas e interessadas. O tédio e a falta de atividade provocam o aparecimento de comportamentais estranhos, tais como o arrancamento de penas, automutilação, agressividade, gritos excessivos e depressão. Permita à sua ave algumas horas de atenção. Não é bom para a saúde psicológica de uma ave solitária (sem um parceiro) mantê-la sem a atenção humana durante o dia. Lembre-se que para sua ave você e sua família são os representantes do seu "bando" e solidão é algo que ela não conheceria, se estivesse nas florestas.
Galera, essas foram algumas dicas de como cuidar de seu papagaio. Gostaram, então fiquem ligados que em breve teremos novidades.

Rafaela Santos

Nenhum comentário: